Olha o tamanho da história do DNJ, todos os temas e lemas que animaram a juventude na defesa da vida, embalaram nossas bandeiras na busca do sonho. Em nossa diocese começamos um pouco depois, 1988. Mas o trem da PJ andou e realizamos também uma linda história. Sabe quando e onde foi realizado o primeiro DNJ em nossa diocese?
sabe algumas curiosidade a repeito? Pois veja o que temos...
Estamos em jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do dia nacional da juventude. Esta é uma historia de muita reza, muita luta e muita festa! Um caminho feito pelos(as) próprios jovens, e amigos(a) da juventude, em todos os cantos deste pais. São 25 anos de razoes para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, celebrar a fé, semear sinais do reino!
• 1985 – construindo uma nova sociedade
• 1986 – Juventude e terra – Rumo à terra prometida
• 1987 – Juventude e participação – Juventude, presença e participação
• 1988 – Juventude, libertação na luta do povo – Mulher, Negro, Índio e eleições.
Local: Santo Antônio do Amparo
Curiosidade: o primeiro realizado em nossa diocese
• 1989 – Juventude e Educação – Juventude, cadê a Educação?
Local: Oliveira
Curiosidade: realizado no campo do fabril, com a presença de 800 jovens. Venceu a gincana, a equipe de Perdões.
• 1990 – Juventude e Trabalho – Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?
Local: Perdões
Curiosidade: realizado no campo de futebol ligado à Escola Dulce Oliveira. Aqui o chamado “Encontrão da PJ” começa a ganhar corpo e estrutura. Presença de 1200 jovens de 17 paróquias. Merces de Água Limpa (capelinha) ganha o primeiro lugar na gincana realizada durante o evento.
• 1991 - Juventude e América Latina – Latino-americanos, porquê não?
Local:Campo Belo
Curiosidade: Durante a Missa são celebrados os ministérios de José Ananias(futuro assessor da PJ). Presença de 1000 jovens de 15 paróquias. Realizado no Colégio Dom Cabral
• 1992 – Juventude e Ecologia – Ouça o ECO(logia) da vida
Local: Carmópolis
Curiosidade: neste ano acontece a campanha da fraternidade sobre juventude com o lema: “Juventude, caminho aberto” .. O então pároco, Monsenhor Almir, estranhou a “bagunça da juventude”. Proibiu depois disso, as reuniões de jovens em sua paróquia.
• 1993 – Juventude e AIDS – Um grito por solidariedade
Local: Ribeirão Vermelho
Curiosidade: Segundo a visão de Padre Sebastião Lino, foi um dos “mais interessantes no trabalho com o tema, durante sua assessoria”. O problema da AIDS estava eclodindo.
• 1994 – Juventude e Cultura – Nossa cara, nossa cultura
Local: Itaguara
Curiosidade: As foranias foram vestidas com um traje cultural diferente: Exemplo: forania de oliveira, “roqueiro”. Aconteceu concurso de melhor artesanato entre as paróquias.
• 1995 – Juventude e Cidadenia – Construindo a vida
Local: Cristais
Curiosidade: Carmo da Mata ganha o Prêmio de melhor apresentação teatral. Grande apoio de padre Monsef. Houve envolvimento e parceria com a escola estadual do município.
• 1996 – Juventude e cidadania – Quero ver o novo no poder.
Local: Santana do Jacaré
Curiosidade: Parceria com a prefeitura. Grande injeção de animo na juventude local. Participação de 1500 jovens de 20 paróquias da diocese.
• 1997 – Juventude e Direitos Humanos – A vida floresce quando a liberdade acontece.
Local: Desterro de Entre Rios
Curiosidade: Realizado a céu aberto no parque de exposições da cidade, choveu levemente o dia todo. Segundo padre Sebastião Lino, uns dos DNJ mais bem organizados em sua época. Padre José Carvalho abraçou a causa.
• 1998 – Juventude e Direitos Humanos – Nas asas da esperança gestamos a mudança.
Local: Santos Antonio do Amparo
Curiosidade: Primeiro “repeteco” de local na diocese. 10 anos de DNJ na diocese, por isso a idéia de volta a cidade onde aconteceu o primeiro e 18 paróquias presentes.
• 1999 – Juventude e Dívidas Sociais – Vida em plenitude, Trabalho pra Juventude
Local: Campo Belo(Senhor Bom Jesus)
Curiosidade: 12º da diocese e o primeiro a ter um relato completo em ata da PJ.
• 2000 – Juventude e Dividas Sociais – Jubileu da Terra, um sopro de vida.
Local: Oliveira
Curiosidade: comemoração dos 15 anos de articulação da PJ nacional. Ano de jubileu. Por isso, na sede de Diocese a pedido de Dom Barroso.
• 2001 – Políticas Públicas para a Juventude – Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude.
Local: Piracema
Curiosidade: a Missa teve que ser paralisada no momento da paz, pois alguns jovens se entusiasmaram e foram fazer pose para foto na frente do altar. O livro de preparação evocava quatro grandes de paz: Gandhi, Madre Tereza de Calcultá, Luther King, D. Hélder Câmara.
• 2002 - Políticas Públicas para a Juventude – A vida se tece de sonhos.
Local: Candeias(20 de outubro)
Curiosidade: dividiram-se as paróquias com cores da bandeira do Brasil e houve um momento onde se formou uma bandeira do Brasil com os participações. Primeiro promovido com a assessoria do Padre Jailson. Aparece a figura do trio elétrico na caminhada.
• 2003 – Políticas Públicas para a Juventude – Lancemos as redes em águas mais profunda.
Local: Carmópolis
Curiosidade: À tarde houve presença e falas de autoridades e políticos. 22 cidades presentes.
• 2004 – Políticas Públicas para a Juventude – A gente quer fazer valer nosso suor... A gente quer do bom e do melhor.
Local: Santo Antônio do Amparo
Curiosidade: A primeira a ter o DNJ três vezes. Ao final aconteceu uma adoração no santíssimo, inédita no evento que causou muita polêmica. Outro ponto: não se trabalhou o tema proposto pela PJ nacional, e foi feito um livreto diocesano trabalhando o projeto “queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida”.
• 2005 - Políticas Públicas para a Juventude – Juventude Vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar.
Local: Oliveira
Curiosidade: 20 anos de articulação da PJ na diocese de oliveira. Foi elaborado um material com o titulo: “Semana linda Juventude”. Foi feita uma camiseta comemorativa. O símbolo na camisa (uma parede de tijolos, representando a PJ em construção) é um primeiro esboço do nosso símbolo e bandeira atual.
• 2006 – Políticas Públicas para a Juventude – Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular.
Local: Cristais
Curiosidade: Teve adoração do Santíssimo quer ficou exposto o tempo todo em uma tenda fora do poliesportivo mas também teve “momento zen” que proporcionou centramento e relaxamento para os jovens.
• 2007 – Juventude e Meio Ambiente – É missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz.
Local: Campo Belo, Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Curiosidade: aconteceu uma carreata com os ônibus do local de chegada das caravanas até o poliesportivo onde seria realizado o evento. Foi elaborado material trabalhando um caminho para a pastoral da juventude na diocese. A elaboração ficou a cargo do então seminarista Tiãozinho.
• 2008 – Juventude e os Meios de Comunicação – Queremos pautar as razões de nosso viver.
Local: Passa Tempo – 20 anos de DNJ na diocese.
Curiosidade: A presença de representantes de Igrejas Evangélicas e campanha para a manutenção do site da PJ. Foram 18 paróquias participantes.
• 2009 – Contra o extermínio da Juventude, na luta pela vida – Juventude em Marcha contra a violência.
Local: Santana do Jacaré
Curiosidade: decisão do JOIDI (Jogos da Integração diocesana), ao final do evento. Duas modalidades: vôlei e futsal. Total de 22 paróquias participantes.
Fonte: Vida Diocesana - Agosto de 2010
29 agosto 2010
24 agosto 2010
DNJ - 2010 - BOM SUCESSO
Muita reza, muita luta e muita festa
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história.
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violencia.
Estamos em Jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude. Esta é uma história de muita reza, muita luta e muita festa! Um caminho feito pelos/as próprios/as jovens, e amigos/as da juventude, em todos os cantos deste país. São 25 anos de razões para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, celebrar a fé, semear sinais do Reino!!!
Assinar:
Postagens (Atom)